quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

06/01/2011 ATUALIDADES:DEFICIENTES CONSIDERAM QUE A ESCOLA IDEAL INCLUI

Deficientes consideram que escola ideal é a que inclui, mas ressaltam que auditivos e visuais precisam de atenção especial

A escolha da escola para crianças e adolescentes é sempre uma decisão de família. Mas no caso das pessoas com deficiência, quem deveria escolher a escola para o
adolescente seria a própria pessoa. Essa é a opinião de 51% dos entrevistados numa pesquisa feita entre outubro e novembro. A família vem em segundo lugar, com
37%
das preferências sendo que apenas 12% acham que o governo deveria escolher a escola para os adolescentes com deficiência.
A pesquisa foi feita pelo DataSenado com base no banco de cadastros de pessoas com deficiência do IBDD em todo o Brasil. Esse é o primeiro grande levantamento já
feito no país diretamente com as pessoas com deficiência para formar o mais completo painel sobre as condições de vida das pessoas com deficiência. Mercado de trabalho,
saúde, educação, transporte, habitação e lazer são alguns dos temas abordados.
Nas últimas semanas, este Informativo tem destacado alguns destes assuntos, entre eles o desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência, ou a falta acessibilidade
nos prédios públicos e estabelecimentos comerciais. Nesta semana, tratamos da inclusão na escola.
A pesquisa do DataSenado traz um dado revelador: para 69% dos entrevistados, se pudessem escolher onde estudar, escolheriam frequentar a classe comum em escola
regular.
Entre os deficientes físicos essa escolha é a preferida por 77%, para os deficientes auditivos ela cai para 58% e para os deficientes visuais para 54%.
A escola especial vem em segundo lugar na escolha das pessoas com deficiência (16%). Essa preferência é mais intensa entre os deficientes visuais (25%), seguidos
pelos deficientes auditivos (20%) e físicos (12%). A escolha da classe especial em escola regular ficou em terceiro lugar na preferência das pessoas com deficiência
(12%).
Para 38% dos entrevistados, o que mais prejudica o aluno com deficiência é a falta de capacitação dos professores. Os que mais reclamam da falta de preparo dos
professores
são os deficientes auditivos (48%), seguidos pelos visuais (38%) e pelos físicos (34%). As instalações físicas não adaptadas ficaram em segundo lugar (33%) entre
as opiniões sobre o que mais prejudica o aluno com deficiência. O relacionamento difícil com os colegas também foi lembrado por 16% dos entrevistados, seguido pelo
material de ensino inadequado (7%) e a dificuldade de matrícula (6%).
A pesquisa do DataSenado traz uma importante contribuição para a discussão que se trava hoje entre pedagogos, professores, famílias e pessoas do movimento de luta
pelos direitos dos deficientes sobre a melhor escola. Uma conclusão que a pesquisa revela é que a escola ideal é a que proporciona a inclusão do aluno, e que pessoas
com deficiência auditiva e visual precisam de atenção especial.
Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência  e-mail: informativo@ibdd.org.br
www.ibdd.org.br

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