quinta-feira, 30 de setembro de 2010

REGISTRO 7ª AULA 15/09/2010


A surdez e a língua de sinais.

Assistimos ao vídeo: " A linguagem de sinais";

Registro de alguns itens sobre o vídeo e explicações no decorrer da aula sobre o assunto:
  • A surdez é genética, pode ser tratada, e avaliada ao nascimento e recuperada. Isso deve ser tratada até de preferência até os seis meses, ou o quanto antes melhor, pois a criança precisa ser estimulada para que assim, desenvolva a linguagem;
  • O tipo mais comum de surdez é no ouvido interno, para diagnosticar este problema utiliza-se o teste da orelhinha;
  • Informatica é um recurso excelente para os surdos; INES REFERÊNCIA PARA O SURDO
  • A libra possui gramática e estrutura própria, e não somente gestos;
  • Os surdos e os ouvintes possuem as mesmas capacidades;
  • É importante os profissionais capacitados e intérpretes para auxiliar na formação dos surdos;
  • LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;
  • A Libras representa também conceitos abstratos como as demais línguas;
  • Surdos ou não todos nos igualamos ao ouvir;
  • INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, criada no século XIX, por Dom Pedro;
  • Além do INES - Temos a FINEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos.
"EDUCAÇÃO INCLUSIVA" continuação do slide:
  • Para o surdo a expressão facial é mais importante que os sons, sendo que a mesma é indispensável para os mesmos;
  • Os surdos quando querem expressar alguma coisa, as pessoas não entendem, por esse motivo eles ficam irritados;
  • O surdo se distrai com a maior facilidade. As vezes o professor fala e ele não entende, qualquer outra coisa distrai sua atenção;
  • Preferencialmente o surdo na escola / sala de aula deve sempre sentar na primeira carteira, porque ele vai ter o campo visual todo na sua frente livre, dificultando a sua distração;
  • Para o surdo nada é formado, deve-se ampliar o seu vocabulário;
  • Tem muito regionalismo na linguagem de sinais.
LINGUAGEM DE SINAIS :algumas palavras colocadas em prática
  • Amor - Ódio
  • Dia - Noite
  • Calo - Frio
  • Mulher - Homem
  • Novo - Velho
  • Bonito - Feio
  • Feliz - Triste
  • Gordo - Magro
  • Alto - Baixo
  • Certo - Errado
  • Bom - Ruim
  • Bem - Mal
  • Grande - Pequeno
  • Grosso - Fino
  • Longe - Perto.
Assistimos o vídeo "HELLEN KELLER". Falava a história de uma menina surda na qual, os pais não sabiam como proceder com ela e a deixam livre para fazer o que queria, como queria e na hora que queria.
Contratam uma professora que começou um processo para ajudá-la a ter limite e se socializar, tendo uma boa convivência na presença das pessoas.
Foi um trabalho muito difícil, porque o pai de Hellen interferia muito, ele não queria que ela sofresse, entendia que, a forma com que ela estava aprendendo com sua professora, estava causando sofrimento a menina. A professora foi demitida Ao despedir -se da menina, começou a se comunicar com a professora, foi onde os pais viram , se aproximaram e consideram felizes o bom trabalho da professora.
Emocionaram-se ao ver que Hellen havia aprendido muito, e o que ela aprendeu contribuia para a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos !
Desejo que as informações aqui encontradas possam estar contribuindo para aumentar seus conhecimentos.