quinta-feira, 30 de setembro de 2010

REGISTRO 8ª AULA 22/09/10

A  professora Beta iniciou a aula com vídeo sem som, somente com imagens, para percebermos um pouco como os surdos se sentem;
Fomos informadas pela  professora Beta  que estão disponibilizados alguns materiais no AVA: 

  • Slide da Educação do Surdo;
  • Alfabeto Braille;
  • Adaptações em materiais escolares, objetos pessoais...
Deficiência visual: cego e baixa visão

  •  Deficiência visual divide-se em: cego e baixa visão;
  • O cego trabalha mais com som e material em alto relevo;
  • As pessoas com baixa visão, devemos trabalhar para estimular o que tem de visão. Cores contrastastes; caderno com linhas maiores (caderno com pautas largas é ideal para a baixa visão); materiais impressos ampliados;
  • Cegos precisam de materiais adaptados: Mapa e globo terrestre em alto relevo, e o alfabeto em braille.
  • Fizemos uma atividade em dupla: O olho de uma integrante da dupla foi vendado, e a outra foi guiando. Andamos pelos corredores da UNESC, para refletirmos  como se sente uma pessoa cega ou com baixa visão, foi divertido e diferente; 
  • Também realizamos uma atividade IRREC em duplas com a seguinte questão:
QUAL DAS DUAS DEFICIÊNCIAS, VISUAL OU AUDITIVA APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE  NO TRABALHO PEDAGÓGICO?

Mariane e eu chegamos a seguinte conclusão: 

Consideramos que  a deficiência auditiva , é mais difícil de o professor adequar  os materiais para poder contribuir na aprendizagem do aluno. Há necessidade de um interprete quando o professor não conhece a linguagem de sinais.
Embora para o surdo, seja possível entender nossas expressões: faciais, por meio de gestos...
Achamos que o cego podendo ouvir e sabendo utilizar o alfabeto braille, e mais fácil a adequação pedagógica.


 BRAILLE

"O Braille é composto por 6 pontos, que são agrupados em duas filas verticais com três pontos em cada fila (cela Braille). A combinação desses pontos forma 63 caracteres que simbolizam as letras do alfabeto convencional e suas variações como os acentos, a pontuação, os números, os símbolos matemáticos e químicos e até as notas musicais.
Para os cegos poderem ler números ou partituras musicais, por exemplo, basta que se acrescente antes do sinal de 6 pontos um sinal de número ou de música". 




MATERIAIS UTILIZADOS PARA A ESCRITA EM BRAILLE


REGLETE

"Para a escrita em Braille o Deficiente Visual utiliza a Reglete: uma régua metálica com várias "janelinhas" que recebe o nome de CELAS e que é utilizada sobre uma pancha de madeira, com orifícios laterais onde pode ser encaixada a reglete.
Esta Reglete é de mesa, mas existem também regletes de bolso, onde não há necessidade da prancha para encaixe".




PUNÇÃO

"É com o punção que se faz os "furinhos" na escrita Braille dentro de cada cela. A escrita com a Reglete deve ser da direita para a esquerda, ou seja, o contrário da escrita convencional em tinta, de forma espelhada. Para fazer a leitura o deficiente visual, deverá virar a folha, onde estarão os pontos em relevo e, aí sim, fará a leitura da esquerda para a direita, como na leitura convencional em tinta.
Este punção recebe o nome de anatômico, pois pelo seu formato ele se molda ao formato dos dedos; existe também o punção convencional que tem a base arredondada".


MÁQUINA BRAILLE

"A Máquina Braille serve, também, para a escrita em Braille. Sua escrita é como em uma máquina de datilografia comum; à medida que você vai escrevendo já é possível visualizar as letras na folha.
Se houver um erro na letra é só apagar com a ponta do dedo ou com a unha; os pontinhos em relevo desaparecem com a pressão da ponta dos dedos".

Um comentário:

  1. Excelente matéria! Sou Testemunha de Jeová e estou ajudando um cego a aprender a ler em Braille. Estas informações me são bastante úteis. Obrigado!

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Sejam bem vindos !
Desejo que as informações aqui encontradas possam estar contribuindo para aumentar seus conhecimentos.